quinta-feira, 4 de junho de 2015

Viagem ao Canadá: Passaportes e Vistos

por Fabi

Com as passagens compradas, o próximo passo foi ir atrás da documentação para entrar no Canadá. Para viajar, nós precisaríamos basicamente de passaporte, visto canadense e autorização para viagem ao exterior assinada pelo pai da Letícia, já que iríamos só nós duas. 


Passaportes: Como estávamos planejando viajar à Disney em breve, nós já tínhamos obtido nossos passaportes em maio de 2014. Os procedimentos na época foram bem tranquilos. Segui as instruções disponibilizadas no site da Polícia Federal, e não tive nenhum problema. O site oficial para informações sobre os custos e procedimentos para tirar o passaporte no Brasil é o seguinte: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte 


Vistos: Os brasileiros necessitam de visto de turista para visitar o Canadá. Nosso voo era direto para o Canadá (Guarulhos-Toronto-Ottawa), então não precisaríamos de nenhum outro visto para trânsito em outros países (alguns voos fazem escala nos Estados Unidos e, nesse caso, seria necessário também o visto americano).

É possível obter o visto canadense online. O primeiro passo é acessar o site do CIC (Citizenship and Immigration Canada - Clique Aqui para Acessar) e preencher o formulário de solicitação de visto para turista. O formulário é todo em inglês, mas há sites que ensinam o passo-a-passo do preenchimento, como este por exemplo -> “Revivendo Viagens”

Eu preenchi todo o formulário conforme indicado no passo-a-passo e submeti para análise. Depois de alguns dias, recebi uma notificação por e-mail solicitando novos documentos. Entrei na minha aplicação e verifiquei que havia o seguinte pedido: 

“Parent Authorization to Travel: Signed letter of authorization from the non accompanying parent(s) authorizing your travel to Canada. Must be accompanied by a copy of their passport or national id clearly showing their signature”

Ou seja, além dos documentos normalmente solicitados, pediram uma carta de autorização para viagem assinada pelo pai da Letícia. Como eu informei no questionário que viajaríamos só nós duas, a imigração canadense tomou o cuidado de se certificar que ele estava ciente. Fiz a carta em inglês, com base em um modelo obtido no site do próprio governo canadense (Obtenha aqui em PDF ou DOCX). 

Enfim, o pai da Letícia assinou a carta, levei em um cartório para reconhecer firma, escaneei e fiz o “upload” na minha aplicação no site do CIC. Uma semana depois recebi o e-mail de confirmação: Nossos vistos haviam sido aprovados!!! 

O processo todo demorou cerca de 30 dias. Muito rápido! Foi uma emoção indescritível pegar nossos passaportes com o visto canadense carimbado! Já tínhamos quase tudo para embarcar! 


Autorização de viagem de menores brasileiros ao exterior: Além do passaporte e do visto, é imprescindível a apresentação de uma “autorização de viagem” sempre que menores brasileiros viajam ao exterior. O modelo pode ser obtido no Portal Consular do Itamaraty (Clique Aqui para obter). 

Essa autorização é muito importante para menores que vão viajar desacompanhados ou sem a companhia de um dos seus genitores. Sem a autorização devidamente preenchida, assinada e com firma reconhecida, não embarca no avião meeeesmo! 

Bom, essas foram minhas dicas em relação à documentação para a viagem. No próximo post vou contar como nós nos preparamos para enfrentar um frio de -20ºC no inverno canadense!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar suas ideias! :-)